Dicas Úteis
Acelere a navegação de sua internet de graça!
Link > https://namebench.googlecode.com/files/namebench-1.3.1-Windows.exe
DICAS UTÉIS - CUIDE DO SEU MICRO
CUIDADOS GERAIS
Use uma boa rede elétrica, de preferência com aterramento, feito por um bom eletricista. Use um estabilizador de voltagem. Um bom filtro de linha com aterramento é talvez mais importante do que um estabilizador de voltagem porque nas nossas linhas de transmissão de energia existem muito mais problemas de ruídos (que são corrigidos pelo filtro de linha) do que de variações (que são corrigidas pelo estabilizador). As fontes dos microcomputadores mais modernos já aceitam variações de tensão na entrada.
Quando desligar o computador, cubra-o com capas plásticas. Use capas para o gabinete, monitor, teclado e impressora.
- Mantenha a mesa do micro sempre limpa e isenta de poeira. Não fumar e nem fazer lanches na mesa do computador.
- Evite ligar e desligar o micro várias vezes ao dia. Melhor ligá-lo de manhã e desligá-lo no final do expediente.
- Usar SCREEN SAVERS para aumentar a durabilidade do monitor. Os mais eficazes são aqueles que mantém a maior parte da tela escura.
- Anote as configurações do "CMOS SETUP", para que fique mais fácil reprogramá-lo em caso de perda.
- Uma vez por dia use programas detectores de vírus. Use também um escudo anti-vírus residente na memória.
- Usar utilitários como SCANDISK ou Norton Disk Doctor uma vez por semana. Esses programas detectam e corrigem erros na estrutura lógica do winchester.
- Limpeza geral de poeira e contatos, CHECKUP de hardware devem ser feitas por um técnico competente, uma vez por ano.
- Não fazer ou desfazer conexões com os equipamentos ligados (Ex: conectar o cabo da impressora).
LIMPEZA EXTERNA
Alguns tipos de sabão possuem agentes muito fortes, como amoníaco e soda cáustica. Para reduzir a chance de que esses agentes ataquem a tinta do gabinete, Nossa equipe desenvolveu uma linha de produtos específicos para a limpeza de seu micro. A Pasta LIMPA COMPUTADORES USE e o Limpa Teclados TEK JEL ( ADQUIRA O SEU AQUI )Limpe o seu monitor, teclado, mouse, CPU, FAX, telefone, celular, sem o risco de danificá-los.
GARANTIA
Quanto à questão de perda de garantia, ainda não se achou uma solução que seja boa tanto para os usuários como para os fabricantes. Ela pode variar de um revendedor ou fabricante para outro. Alguns exigem que instalações adicionais sejam feitas pelos seus próprios técnicos, caso contrário ocorre uma perda automática de garantia. Outros continuam fornecendo garantia mesmo que o PC seja aberto para expansões, mas anulam a garantia caso constatem que um determinado defeito foi causado por erro do usuário nas suas instalações. Este critério é muito subjetivo, e pode ser usado pelo fabricante como uma desculpa para, por exemplo, deixar de trocar um disco rígido defeituoso (você deve ter estragado o disco rígido quando foi instalar o modem...). A maioria dos fabricantes impõem algum tipo de restrição para que usuários inexperientes não estraguem seus computadores fazendo instalações erradas. Terminado o prazo de garantia, não têm nada a perder fazendo instalações adicionais.
O PROBLEMA DA POEIRA
Mau contato nos conectores e nos soquetes dos chips do microcomputador e dos periféricos, defeitos mecânicos nos drives de disquetes, erros de leitura causados por sujeira nas cabeças dos drives, mau contato no teclado, problemas mecânicos na impressora... A poeira pode ser a causadora de vários defeitos sérios que podem ser evitados com uma manutenção preventiva adequada. Bastam adotar as seguintes medidas:
Sempre que possível procure instalar o seu microcomputador em local protegido.
Uso de capas de proteção.- A capa pode ser adquirida em lojas de suprimentos de informática. Devem ser adquiridas capas para o gabinete, monitor, teclado e impressora. Podem ser de plástico ou tecido.A capa de tecido acumula mais poeira. Enquanto o PC não estiver ligado as capas devem ser colocadas. Isso reduz drasticamente a quantidade de poeira no interior do equipamento. A poeira não precisa de convite para entrar. Qualquer fresta ou orifício é suficiente para que seja estabelecido um fluxo de poeira que se acumula no interior do equipamento. A capa é a melhor forma de cortar este fluxo. A capa ideal é aquela que cobre o computador por todos os lados, INCLUSIVE ATRAS. Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário esperar alguns minutos com o computador desligado antes de colocar as capas. Podem ser colocadas imediatamente, logo após desligá-lo. As capas devem ser limpas semanalmente, por dentro e por fora. O mesmo deve ser feito com a parte externa do gabinete, teclado, impressora, monitor e com a mesa onde o computador está instalado.
Limpezas semestrais ou anuais - Mesmo com o uso da capa, uma certa quantidade de poeira ainda entra no computador, e precisa ser regularmente limpa a cada 6 meses, ou mesmo a cada 12 meses. Para isto é preciso desmontar e montar novamente o computador, então chame o seu técnico de confiança.
PROTEGENDO O COMPUTADOR DA UMIDADE
- Além de poeira, a umidade é uma grande causadora de maus contatos. Um computador pode apresentar defeitos após um ou dois anos de uso caso não sejam tomadas às devidas providências. A mistura de poeira com umidade é ainda mais nociva para o computador. Substâncias existentes na poeira, como o enxofre, produzem acidez ao entrarem em contato com a umidade. A poeira ácida pode provocar defeitos no computador em uma questão de alguns meses. Já vimos o que fazer para proteger o computador contra a poeira. Agora veremos o que fazer em relação à umidade. Trata-se de um problema muito sério em regiões litorâneas ou florestais. Para combate-la usa-se capas, sílica gel e limpezas anuais com spray limpador de contatos. A capa plástica, além de proteger o computador da poeira, protege também da umidade. Além disso, é necessária para que a ação da sílica seja eficaz. A sílica é uma substância sólida, com o aspecto similar a areia branca. Também pode ser encontrada na forma de pequenas pedras azuis, do tamanho de grãos de arroz. Possui a propriedade química de atrair para si toda a umidade ao seu redor. A sílica pode ser adquirida em casas de material químico.Os saquinhos devem ser colocados no interior do gabinete, do monitor, da impressora e do teclado, Devem ser presos com uma fita adesiva bem firme em um local qualquer, desde que seja longe da fonte e longe dos circuitos e do disco rígido, pois o calor faz a umidade ser expulsa da sílica.
CUIDADOS EXTRAS NO VERÃO
Será que o calor faz mal para o micro? Será que o micro precisa de ar condicionado? Sim, o calor excessivo faz mal ao micro, e pode inclusive danificá-lo de forma permanente. Se temos a chance de colocar o micro em um local com ar condicionado, é bom fazê-lo, desde que isto não cause transtorno. Se colocar o micro em um local com ar condicionado for problemático ou impossível, temos que tomar cuidados especiais. Quando o micro está localizado em um local quente, a sua temperatura interna é normalmente 20o mais quente do que a temperatura ambiente, portanto é bom se certificar da eficiência do sistema de ventilação do gabinete. Existem coisas que podem ser feitas para melhorar esta ventilação:
- Evite deixar a parte traseira do micro muito próxima à parede. Recomenda-se uma distancia mínima de 15 centímetros para facilitar a saída do ar quente que sai pela parte traseira do computador.
- Também devemos deixar livre a parte frontal do computador, evitando a obstrução da sua entrada de ar.
- Peça ao seu técnico de confiança que abra o gabinete do seu microcomputador e arrume os cabos flat de tal forma que não atrapalhem o fluxo de ar.
- Muitos micros possuem fendas na sua parte traseira, em posições correspondentes aos slots que não estão em uso. Essas fendas não ajudam a ventilação. É melhor tampá-las, de modo que o ar frio entrará pela parte frontal do gabinete, circulará pelo seu interior e sairá pela sua parte traseira, graças ao ventilador existente na fonte de alimentação.
Com esses pequenos cuidados, a eficiência da ventilação interna é melhorada, e pode-se assim fazer com que a diferença da temperatura interna para a externa diminua bastante.
AR CONDICIONADO
Quando o micro está em local com ar condicionado muito forte, seus componentes podem ficar a uma temperatura muito baixa (é claro, isto ocorre apenas quando o micro está desligado). Se desligarmos o ar condicionado e abrirmos as janelas, a umidade se condensará nas placas do computador, podendo causar oxidação dos metais, e conseqüentemente mau contato. A melhor regra para evitar este problema é sempre cobrir o computador com a capa assim que for desligado.
Muitas pessoas têm o hábito de ligar o ar condicionado e esperar alguns minutos até a temperatura abaixar para só então ligar o computador. Isto está errado, pois quanto maior for a variação de temperatura, maior será o estresse térmico, grande causador de danos em componentes eletrônicos. O procedimento correto é ligar o micro logo após ligar o ar condicionado, sem esperar o ambiente esfriar.
CHUVAS E TEMPESTADES
- Não deixe o micro próximo a uma janela. Além de captar muito mais poeira, tomará sol, e é bom lembrar que você corre o risco de esquecer a janela aberta e aí vem uma daquelas chuvas de verão e...
Tome muito cuidado com raios. Desligue a tomada telefônica (no caso de computadores com modem) e desligue também da tomada da rede elétrica. Aliás, se você tem em casa outros aparelhos elétricos é conveniente desconectá-los de suas tomadas durante tempestades. Se você viajar, deixe tudo desconectado por medida de segurança.
- Mesmo depois que a chuva termina, existe o problema da interrupção no fornecimento de energia elétrica. Espere pelo menos meia hora, para ter certeza de que a energia realmente está normalizada antes de retomar o seu trabalho no microcomputador. Procedendo desta forma, você não corre o risco de perder arquivos durante uma outra interrupção de energia. Espere algum tempo.
Quatro dicas úteis para aumentar a velocidade do computador
É algo que todos nós já perguntamos: como faço meu computador funcionar mais rápido? Afinal, um computador lento atrapalha a produtividade do usuário. As soluções mais instintivas são comprar mais memória (RAM), mexer nas configurações do computador (o que pode causar mais atrapalhar do que ajudar) ou simplesmente desistir e ir atrás de um computador novo. Mas essas podem ser apenas soluções de curto prazo e se tornar uma despesa que pode nem ser necessária. Quando o desempenho do computador fica perceptivelmente mais lento, a primeira coisa a fazer é examinar o disco rígido.
Um disco rígido de computador é uma área não-removível que mantém todas as informações disponíveis do computador; com o tempo, ele perde sua capacidade de armazenar os dados com eficiência. Certos procedimentos – alguns executados regularmente, outros, só quando necessário – podem aumentar a velocidade de computadores com Windows® 7 e mantê-los funcionando com o melhor desempenho. Você provavelmente já experimentou o Desfragmentador de Disco; eis outros quatro procedimentos que você pode incluir em sua rotina, para que você possa continuar a ser eficiente e produtivo:
1. Libere espaço em disco
Não saia apagando tudo! Há um jeito sistemático de liberar espaço no seu computador. Os computadores acumulam arquivos temporários de várias fontes (principalmente da navegação na Internet). Depois de um tempo, esses arquivos temporários começam a afetar a velocidade do computador. A ferramenta Limpeza de Disco do Windows ajuda você a liberar espaço no seu disco rígido, para melhorar o desempenho do seu computador. A ferramenta identifica os arquivos que você pode excluir com segurança e, depois, permite que você exclua alguns ou todos os arquivos identificados. A Limpeza de Disco deve ser feita uma vez por semana.
Para executar a Limpeza de Disco:
- Clique em “Iniciar”, “Todos os Programas”, “Acessórios”, “Ferramentas do Sistema” (onde também está o Desfragmentador de Disco) e em “Limpeza de Disco”. Se houver várias unidades disponíveis, o sistema poderá pedir para você especificar que unidade você deseja limpar.
- Quando a Limpeza de Disco tiver calculado quanto espaço você poderá liberar, na caixa de diálogo “Limpeza de Disco para”, role pela lista de “Arquivos a excluir”. Desmarque as caixas de verificação dos arquivos que você NÃO deseja excluir e clique em “OK”.
- Quando o sistema pedir sua confirmação de que deseja mesmo excluir os arquivos especificados, clique em “Sim”.* Após alguns minutos, o processo termina, e a caixa de diálogo “Limpeza de disco” se fecha.
2. Detectar e reparar erros
Sempre que um programa trava ou ocorre uma falta de energia, o computador pode criar erros no disco rígido. Esses erros acabam deixando o computador mais lento, até ele se arrastar. O programa de Verificação de Disco identifica e corrige esses tipos de erros, melhorando o desempenho do computador. A Verificação de Disco deve ser executada uma vez por semana e pode ser executada ao mesmo tempo em que você trabalha com outros programas no computador.
Para executar a Verificação de Disco:
- Clique no botão “Iniciar” e em “Computador”.
- Clique com o botão direito do mouse no disco rígido que você deseja verificar e clique em “Propriedades”.
- Clique na guia “Ferramentas” e, em “Verificação de erros”, clique em “Verificar agora”.
1. Para reparar automaticamente problemas com arquivos e pastas que a verificação detectar, selecione “Corrigir erros do sistema de arquivos automaticamente”. Do contrário, a verificação de disco irá simplesmente relatar problemas, mas não os corrigir.
2. Para executar uma verificação de disco mais profunda, selecione “Procurar setores defeituosos e tentar recuperá-los”. Essa verificação tenta localizar e reparar erros físicos no disco rígido em si e pode demorar muito mais para terminar.
3. Para verificar se há tanto erros de arquivos quanto erros físicos, selecione “Corrigir erros do sistema de arquivos automaticamente” e “Procurar setores defeituosos e tentar recuperá-los”. - Clique em "Iniciar".
1. Dependendo do tamanho do seu disco rígido, isso pode demorar algum tempo. Para melhores resultados, não use o computador para outras tarefas, ao verificar erros.
3. Uma injeção de ânimo externa
O ReadyBoost pode aumentar a velocidade dos computadores, usando espaço de armazenamento na maioria das unidades flash USB e cartões de memória flash. Para o ReadyBoost acelerar um computador com eficiência, a unidade flash ou o cartão de memória deve ter, pelo menos, 1 gigabyte (GB) de espaço disponível. Para melhores resultados, use uma unidade flash ou cartão de memória com, pelo menos, espaço disponível duas vezes maior do que a memória (RAM) do computador.
Para ativar ou desativar o ReadyBoost:
- Conecte uma unidade flash ou cartão de memória ao computador.
- Na caixa de diálogo “Reprodução automática”, em “Opções gerais”, clique em “Aumentar a velocidade do sistema”.
- Na caixa de diálogo “Propriedades”, clique na guia “ReadyBoost” e siga um destes procedimentos:
1. Para desativar o ReadyBoost, clique em “Não usar esse dispositivo”.
2. Para usar o máximo de espaço disponível na unidade flash ou cartão de memória para o ReadyBoost, clique em “Dedicar este dispositivo ao ReadyBoost”. O Windows irá preservar os arquivos já armazenados no dispositivo, mas irá usar o espaço livre para aumentar a velocidade do sistema.
3. Para usar menos que o espaço máximo disponível para o ReadyBoost, clique em “Usar este dispositivo” e mova o controle deslizante para escolher a quantidade de espaço disponível que você deseja usar. - Clique em “OK.”
4. Remova vírus, spyware e outras ameaças
Vírus, spyware, adware e outros softwares mal-intencionados que são instalados no computador sem o conhecimento do usuário podem comprometer suas informações pessoais e danificar arquivos preciosos. Ao mesmo tempo, eles deixam o computador lento e provocam comportamentos indesejados. É importante instalar e/ou executar o software de proteção necessário para verificar e proteger o computador de tais ameaças.
Antes de jogar o computador pela janela ou gastar dinheiro com atualizações, eis algumas coisas simples que você pode fazer para otimizar o desempenho do computador. E continue fazendo essas coisas em intervalos regulares, para garantir que o computador fique com a velocidade máxima.
Confira algumas dicas úteis manter o computador protegido
Com uma infinidade de sites e redes na internet, muitos usuários se descuidam e acabam por ter seus computadores infectados por arquivos maliciosos. O descuido é maior quando o usuário tem a ilusão de que, por possuir um antivírus instalado no computador está livre de qualquer ameaça. A boa notícia é que mesmo com tantos perigos rondando quem usa os PCs, algumas medidas simples de segurança podem diminuir o risco de vírus no computador.
O primeiro passo é sempre manter o sistema atualizado, pois alguns softwares mal intencionados aproveitam falhas existentes para ter acesso às informações do usuário. Essa mesma regra vale para os navegadores. Um importante ponto é ter sempre o firewall ativado, pois ele controlará as portas de comunicação de sua máquina impedindo assim possíveis acessos sem a permissão ou conhecimento.
Outro cuidado é com os programas de compartilhamento de arquivos, já que a maioria deles utilizam o Sistema P2P (Peer to Peer ou Ponto a Ponto), que liga seu computador a outros em uma rede virtual. Ao fazer download de um arquivo de música, programa ou vídeo através desses programas, esses arquivos são baixados de computadores de outras pessoas podendo trazer vírus.
O grande mal da internet: Spam
Segundo Luiz Leopoldino, analista de Segurança da EZ-Security, o spam hoje é uma ameaça grande, embora muitas pessoas não tenham a consciência do problema. São diversos mecanismos envolvidos até que a mensagem seja entregue em sua caixa de entrada.
Ele preparou dicas sobre como proteger sua rede de spams, essa praga virtual que consome tempo e causa prejuízo as empresas (Fonte: VoIT/Uol)
- Não cadastre seu endereço de e-mail em sites, pois certamente ele será utilizado para envio de mensagens indesejadas;
- Tenha sempre uma ferramenta de antispam com tecnologias de análise da mensagem, que avalia os anexos e conteúdos não indicados para o clique. Isso possibilitará ser quase sempre assertivo, diminuindo, de maneira significativa, o que chamamos de “Falso Positivo”;
- Nunca repasse ou responda e-mail de “corrente”. Aquelas mensagens, por exemplo, que se passam como instituições, cujo conteúdo tem relação com doações de animais são tipos de e-mails técnicos e maldosos utilizados por spammers para conseguir o maior número de endereços eletrônicos possíveis.